Seja bem-vindo!

A estrada da tua felicidade não parte das pessoas e das coisas para chegar a ti; parte sempre de ti em direção aos outros. (Michel Quoist)

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Continuação do Livro Poemas de um Sonhador

_
________________________________________________________________________________

Nestor de oliveira Filho                                                                                                                                                                         Poemas de um sonhador


CONTINUAÇÃO: POEMAS DE UM SONHADOR










_________________________________________________________________________________

Nestor de oliveira Filho                                                                                                                                                                         Poemas de um sonhador

UM CASAL EXEMPLAR
  
Neste meu poema, vou tentar falar um pouquinho sobre a excelente senhora Luiza Aparecida Tonus Proença, minha querida cunhada, mas eu considero-a minha irmã. E logicamente falando dela estarei, também, falando do seu esposo, meu caro amigo e cunhado, senhor Rui Soares Proença de Souza. Pois há entre os dois uma união tão grande, que ao falar de um estarei automaticamente falando do outro.

Hoje 18/11/2000, é um dia especial para eles.
Em Colina, SP, a Luiza Aparecida nasceu.
Bonitinha flor mimada, perfumada como rosa.
Foi bela sua infância, boa educação recebeu
Era meiga e muito linda, uma garota formosa.

É costume nas famílias, este jeito amoroso
Para identificar as guris, uma só palavra basta
Os irmãos e os amigos num gesto carinhoso
Não a chamava de Luiza, apenas dizia Tata.

Quando está em perigo, a criança da um pulo
Mas caiu da bicicleta, e esfolou todo o seu pé
Bem no queixo ela levou um coice do mulo
Evitou muitos perigos, rezando para São José.

Ao deixar sua terra, e ir para outro continente
Sofreu grande saudade longe da mãe amorosa
Por respeito e dedicação seguiu a vida enfrente
Lá nas terras espanholas foi aluna estudiosa.

Voltou à sua terra matou um pouco a saudade
Continuou seu trabalho, uma missão generosa
Mostrando com sua conduta, amor e lealdade
Em tudo o que faz tem fé, e é muito caridosa.

O Rui, vindo de Portugal, sua terra
No Brasil tornou-se um filho amado
Cordial e bondoso que é, boas amizades fizera
É um homem garrido, e é muito estimado.

Com a união da Luiza e o Rui
Formou-se um casal exemplar e garboso
Na roda de amigos, teus exemplos influi
Pois todos percebem, é um casal carinhoso.

Jesus disse um dia, que será feliz
Quem por amor, não excluir ninguém
Olhe o que eu faço, e faça o que eu fiz
Este mandamento eles seguem tão bem.

Quando um da família leva um tropeção
Com carinho ela ampara, emociona e chora
Pra família se doa, ama muito os irmãos
Faz uma prece implorando, a Nossa Senhora.

Seu coração é bondoso e sentimental
Igual de uma mãe cuidando dos teus
Já percebe o problema, e cura este mal.
Com jeito de Santa, faz um pedido pra Deus.

Eles levam no peito, a cruz vascaína
Também à de Cristo no seu coração
Eles tem pelas cruzes uma grande estima
Seja lá no esporte ou na religião.

Coração vascaíno, o Rui e a Luiza
Eles têm pelo time uma grande paixão
O Vasco vencendo, à vida realiza.
Bons torcedores: ganhar ou perder é só emoção.

Escrevendo este verso, achei tão bacana
Dezoito é uma data, me vem na lembrança
Em novembro dois mil, bodas de porcelana
À vinte anos unidos, numa eterna aliança.

Na vida dos dois não existe maldade
Pro casal feliz, não existe barreira
Amam a todos e faz caridade
Seja em Portugal ou em terra brasileira.

Americana, 18 de Novembro de 2000.
Nestor de Oliveira Filho.

214 - 215 - 216

_________________________________________________________________________________

Nestor de oliveira Filho                                                                                                                                                                         Poemas de um sonhador

SONHAR

Nestor de Oliveira Filho

A casa dos meus sonhos
É feita de esperança e de ilusão.
A casa dos meus sonhos
É que me alegra o coração.

O macio colo da noite
É acolhedor, ao meditar.
É assim que me adormeço,
Com esta casa a sonhar.

Lá na casa dos meus sonhos
Não tem ódio; só amor.
Não se pergunta qual é a raça,
Nem se olha qual é a cor.

Todos gostam nela morar
Pois, lá se vivem a união,
Lá se vê Jesus morando,
Na pessoa do irmão.

Ela é como uma fantasia,
Do meu sonho, na minha mente.
Tornar-se-ia uma realidade
Se vivêssemos fraternalmente!

Americana, 20/07/2002.

217

_________________________________________________________________________________

Nestor de oliveira Filho                                                                                                                                                                         Poemas de um sonhador

PAZ: DO CRIADOR

Muitas vezes a gente quer
falar com Deus, e não consegue.
O fardo se torna pesado,
não há ser humano que o carregue.
Mas às vezes através de um pranto,
sempre surge uma nova Luz,
e assim, pela fé, se consegue falar
com o nosso Bom Jesus.

Graça é Paz, Graça é Luz,
a gente consegue através de Jesus!
Santa Paz, Santa Luz,
Deus é nosso pai; o Santo Pai de Jesus!

O importante é saber que esta Luz,
sempre, está dentro de nós.
Basta abrir o nosso coração e ouvir,
pela fé, de Jesus esta voz.
Quando se ouve, e sente o acalento,
da voz de Jesus, dizendo assim:
venham todos vós que estais cansados,
se aconcheguem a Mim...

Nessa hora o nosso coração
pulsa alegre com grande amor,
e revive esta paz, na doação,
que provém do nosso Criador.

Americana, 21/08/2002

218

_________________________________________________________________________________

Nestor de oliveira Filho                                                                                                                                                                         Poemas de um sonhador



MINHA DEUSA DE AMOR

Ela é brilhante, é bonita, é uma esmeralda.
Esse tesouro por meu Deus foi lapidada.
Alma cândida, contagiante qual um perfume,
Que até as flores ao vê-la passar sentem ciúme.

Nada neste mundo pode me separar dela,
Nem tempestade, vendavais e nem procela.
Ela é um anjo em pessoa, puro, sem labéu.
Estando ao seu lado eu me sinto estar no céu.

É meu estímulo, minha força, é deusa minha.
Eu não sou rei, mas ela é uma rainha.
Ao caminharmos ela é mais do que um farnel.

Dom precioso que enfeita os dias meus,
Sua companhia faz-me sentir um semideus.
Néctar oblata sua doçura é um puro mel.

Americana, 23/12/2002

Nestor de Oliveira Filho
  
219

_________________________________________________________________________________

Nestor de oliveira Filho                                                                                                                                                                         Poemas de um sonhador


PRECE

Oh! Javé, na minha angústia clamo por ti
e não obtenho respostas.
Apesar de meus gritos,
minha prece não ti alcança.
Na minha razão,
não vejo o porque deste abandono.

Oh! Senhor Deus de Jesus Cristo,
olhai para o sofrimento de teu servo.
Aliviai o fardo, deste que anda cansado.
Tu mesmo disseste: vinde a mim todos vós cansados,
pois meu jugo é leve, e eu vos aliviarei.

Oh! Deus Santo, santo e poderoso!
Como a terra seca clama por água,
meu ser te deseja ardentemente.
Sim, no recolhimento, contemplo-O no santuário,
e vejo o teu poder e a tua glória.

Oh! Meu Deus, só depois de penetrar
no mais íntimo de meu ser
é que descobri as delícias de tua grandeza;
onde poço chamar-te pai,
e sentir no cerne de meu ser
como é delicioso ser teu filho, pois,
no âmago de minh’alma
eu ouço tu dizer: fale meu filho.

Minha vida nada vale sem o teu amor.
Sempre hei de ti louvar.
Vou bendizer-te por onde eu for.
E em súplicas, ao teu nome,
levantarei minhas mãos.
Tu me sacias com as delícias divinas,
E com sorrisos hei de louvar-te ó Javé!

Tua misericórdia é bem maior que meus pecados.
Por isso me alegro em ti, não por meus méritos,
mas, pela graça da tua infinita bondade.
Na sombra de tuas asas eu vivo com alegria,
minha alma está ligada a ti,
a tua direita me sustenta...

Nestor de Oliveira Filho
30/12/2002

220 - 221

_________________________________________________________________________________

Nestor de oliveira Filho                                                                                                                                                                         Poemas de um sonhador



Na juventude a mesa fica repleta de vidas, na velhice fica repleta de ausências.

Envelheci; mas tenho tanta infância dentro de mim, tal como quando nasci.

Criei filhos; não são donos do mundo, mas, contribuí com o Criador.

Plantei árvores; se talvez não deram frutos, pelo menos fazem sombras àqueles que andam ofegantes ao calor do sol do meio dia.

Escrevi livros; pode ser que ninguém os leiam. Mas valeu a pena por eu ter tentado retribuir ao mundo, esses Dons que, de graça, Deus me deu.

Ser íntegro custa caro. Por não me dividir, sou feliz !

NESTOR
222

_________________________________________________________________________________

Nestor de oliveira Filho                                                                                                                                                                         Poemas de um sonhador


tataravô
tataravô




tataravô

Joaquim
Mariano
xx
xx
xx
xx
Augusto
xx
1839.
1842.




1845.

tataravó
tataravó






Leopoldina
Inês
xx
xx
xx
xx
xx
xx
1842.
1845.






bisavô
bisavó
bisavô
bisavó
bisavô
bisavó
bisavô
bisavó
Zózimo
Gertrudes
Silvino
Eugênia
José
Mariana
José
Mathilde
1864.
1867.
1854.
1857.
1860.
1862.
1868.
 1870.
           avô

            avó

            avô

      avó

          Ezequiel
       Sebastiana
        Joaquim
    Teresa

            1894.
1895

          1886

   1895


            pai



 mãe



          Nestor

         
             Maria



          1918



1920





     eu







    Nestor







   1946






223

_________________________________________________________________________________

Nestor de oliveira Filho                                                                                                                                                                         Poemas de um sonhador

DADOS BIOGRÁFICOS

Nestor nasceu em Colina (SP), na fazenda São Joaquim no dia 22/11/1946, viveu sua infância e parte da juventude na roça. Morou onze anos na fazenda Monte Belo.
Aos dezesseis anos de idade, no dia 17/09/1962, mudou-se, juntamente, com sua família para a cidade de Americana (SP), onde mora até hoje.

Filho de Nestor de Oliveira e de Maria Pires de Oliveira; seu pai é fluminense, nascido na cidade de Rio Claro (RJ), e sua mãe é paulista, nascida na cidade de Araras (SP). Seus avós paterno, Ezequiel de Oliveira e Sebastiana Cândida de Oliveira, são fluminenses. Seus avós materno, Joaquim Pires de Oliveira e Teresa Hermann, ele é mineiro de Ouro Preto, ela é alemã de Berlim, capital.

É casado com Zenaide Paro Tonus de Oliveira, nascida em Colina (SP), na fazenda Monte Belo. É pai de Maria Auxiliadora, Nestor Ezequiel, José Roberto e João Paulo. É avô de Bruno Albert, Aline Maria, Vinicius Henrique, Vitor Henrique e Gabriel. É sogro de Edvaldo, Viviane e Jussara.

Exerceu a profissão de Técnico Químico, trabalhou na indústria têxtil, onde se aposentou.
É líder comunitário católico, pertence à paróquia de São João Bosco de Americana. É membro de uma família que sempre gostou de escrever e de cantar. Desde Rio Claro (RJ) terra de seu pai, como em Barretos, Jaborandi e Colina (SP) sua terra natal, e agora em Americana (SP).

OBRAS LITERÁRIAS: vários TRABALHOS publicados no jornal O Liberal de Americana, e no jornal O Colinense de Colina.
Participou da Antologia Literária no Livro; PAI, UM AMIGO, UM HERÓI, da Casa do Novo Autor Editora Ltda, editado em 2001.
Monte Belo, O Paraíso Dos Meus Sonhos: (livro em edição).
Poemas De Um Sonhador: (livro em edição).
Cantar A Vida Através Da Poesia: (livro em edição).
Sonhos & Caminhos: (livro em edição)

224

_________________________________________________________________________________

Nestor de oliveira Filho                                                                                                                                                                         Poemas de um sonhador

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Eu acredito no sol, mesmo quando não ilumina. Eu acredito no amor, mesmo quando não o sinto. Eu acredito em Deus, mesmo quando permanece calado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário